O Observatório da Criança e do Adolescente, Projeto OCA, tem como foco a formação de jovens com até 18 anos para o exercício da cidadania, para o entendimento dos Direitos Humanos, com ênfase nos direitos das crianças e adolescentes, à educação e o direito à cidade, bem como para a compreensão e atuação em questões importantes, como o orçamento público destinado ao território onde vivem.

Nasceu do esforço compartilhado entre o Instituto de Estudos Socieconômicos (Inesc), Movimento Nossa Brasília e o Coletivo da Cidade, em busca de maior participação na concepção e acompanhamento das políticas públicas e de um maior entendimento sobre a comunidade em que estão inseridos, o que possibilita uma atuação qualificada nos processos de controle social e transformação que dizem respeito a esta comunidade.

Na vivência e execução do projeto no Coletivo da Cidade surgiu a Agência Voz da Quebrada, uma iniciativa construída junto com os adolescentes educandos do espaço com o objetivo de articular e convergir diferentes linguagens, abordagens, processos educativos e mídias que pudessem se converter na voz dos meninos e meninas atendidos pelo OCA.

A Agência surgiu nas formações em educomunicação em um processo que não a restringiu  a apenas esta abordagem metodológica. Ela foi desenvolvida de maneira orgânica e transversal à inovadora metodologia das Rodas de Aprendizagem do Coletivo e aos poucos assumiu papel de destaque nas ações cotidianas do projeto. Compreendida de maneira mais ampla com o conjunto de atividades que formam as Rodas de Aprendizagem no dia a dia do OCA na Estrutural, pode-se se dizer que hoje a Agência Voz da Quebrada é a efetivação e materialização do Observatório da Criança e do Adolescente na cidade.

Exemplo das ações e produções da Agência Voz da Quebrada são os Boletins produzidos conjuntamente por educandos e educadores (quatro por ano), as atividades de formação que buscam aprofundar o olhar cuidadoso e diferenciado para a comunidade através do exercício fotográfico, oficinas de audiovisual abordando o território e os direitos que podem ser consolidados nele, leitura crítica da mídia e da produção musical contemporânea, além de atividades cotidianas transversais às Rodas de Aprendizagem: roda do criar, do saber, cuidar, conviver e brincar.

Outras ações importantes do Projeto OCA são a elaboração e construção de jogos, a sistematização e edição de livros com participação ativa dos educandos e um processo de pesquisa junto à comunidade sobre temas que envolvem direitos e políticas públicas no território da Estrutural.

Email: projetoocadf@gmail.com

2 + 5 =

Nossa Brasília

Fone +55 (61) 3212-0200 – Fax: +55 (61) 3212-0216
SCS, QD 01, Bloco L, Nº 17, cobertura – Ed Marcia, Brasília/DF CEP: 70.307-900
inesc@inesc.org.br
movimentonossabrasilia@gmail.com

Coletivo da Cidade

(61) 3465-6351
coord.coletivo@gmail.com

Pin It on Pinterest

Share This