Parte das atividades de formação de janeiro, o Observatório da Criança e Adolescente da Estrutural (OCA) e Coletivo da Cidade visitaram a Ocupação Cultural Mercado Sul Vive em Taguatinga nesta quinta, 26 de janeiro. Um dos objetivos da visita era estabelecer uma aproximação entre os dois coletivos.
Participaram da formação 5 adolescentes do projeto e 3 educadores, que durante o dia conheceram as dependências do Beco, como é conhecido o Mercado Sul, as ações realizadas no local e integraram vários momentos e dinâmicas que proporcionaram trocas de saberes e experiências entre os grupos.
O principal eixo das atividades foi o “Direito à Cidade”, uma perspectiva de atuação transversal a vários projetos e que fortalece a caminhada tanto do MSV quanto do Coletivo da Cidade. Foi um dia com muita reflexão sobre a cidade que temos, a cidade que queremos, as várias contradições que envolvem estas leituras e os direitos envolvidos no dia a dia de nossas comunidades.
Os momentos de formação no Mercado Sul Vive são chamados de “Caracol da Memória e dos Saberes”, uma perspectiva que considera diferentes formas de conhecimento e que dialoga com a trajetória da ocupação, que se baseia no movimento cultural com manifestações populares e saberes tradicionais.
Veja o registro fotográfico da visita, feito por Lindivá José, educando do OCA.